<< Voltar     


Nugali - embalagem com filme 100% biodegradável

Categoria: Sustentabilidade

Ano de lançamento: 2022

Tags: embalagem, sustentabilidade, inovação

Brand owner: Nugali Chocolates


Fonte: Conecta Verde


A novidade da Nugali Chocolates para a principal data do setor é uma das primeiras embalagens biodegradáveis do país. A iniciativa rendeu à marca catarinense o certificado Lixo Zero e o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “O principal atributo sustentável é esta embalagem decompor-se completamente em dois anos. Embalagens de chocolate raramente podem ser recicladas e levam muitas décadas para degradar-se. É uma solução inédita que consegue garantir qualidade ao produto sem poluir. Foram mais de dois anos de desenvolvimento, com testes em diferentes condições, para garantir que a embalagem biodegradável protegeria os produtos durante toda a sua vida de prateleira. Desde 2021, o mesmo composto é usado nas barras de chocolate Nugali”, ressalta Ivan Blumenschein, diretor de produção da Nugali Chocolates.

A embalagem foi desenvolvida em conjunto com a Sulprint, empresa de Santa Cruz do Sul (RS), utilizando BOPPBio, filme 100% biodegradávei da linha sustentável GREENFLEX®. “O filme utilizado foi escolhido por manter as mesmas propriedades já atendidas pelo filme tradicional, porém agora na versão biodegradável. Ou seja, levando uma estrutura 100% sustentável que mantém a qualidade do produto alinhada à estratégia da empresa”, explica Rogério Hillesheim, gerente comercial da Sulprint Embalagens.

Segundo a Sulprint, as folhas de ovos em BOPPBio tem como funcionalidade principal se decompor em ambiente anaeróbio gerando água, dióxido de carbono, biomassa e metano, visando decomposição prevista em 7 anos diretamente no aterro sanitário. A degradação não gera micropartículas de plástico e, além disso, pode ser reciclada nas mesmas condições de uma embalagem convencional.

Na Nugali, todas as barras de chocolate são embaladas com papel kraft e polímeros biodegradáveis desde o ano passado. A linha de Páscoa da marca, que é signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), utilizou ainda papel-cartão da APP-International, impressos pela MKM, de Brusque (SC).